Você sabia que além de melhorar a autoestima, manter um sorriso saudável ao longo dos anos também é fundamental para a longevidade? Por isso, as próteses dentárias são recomendadas para a manutenção das funções primordialmente executadas por nossos dentes naturais.
O que é prótese odontológica?
Ela também pode ser chamada de prótese dentária e tem a função de repor um ou mais dentes. Dessa forma, restabelece a mastigação, fonética e a estética, funções essenciais, digamos assim.
Qual a importância da prótese odontológica?
Quando se perde um dente, isso não tem efeitos apenas estéticos. Sendo perigoso ocasionar a movimentação dos dentes próximos e a reabsorção óssea. A importância da prótese odontológica, além de manter a efetividade da mastigação, evita a movimentação dos demais dentes, evitar a perda acelerada das estruturas adjacentes (gengiva e osso), além de restituir a estética.
Por isso, preste bastante atenção aos problemas que normalmente causam a perda dos dentes: cáries, acidentes, doenças bucais, ou outras que causam sintomas na boca.
Tipos de prótese odontológica
É possível encontrar várias opções de próteses. Cada uma delas, cumpre funções específicas para cada necessidade. Portanto, é necessária a análise de cada caso para se conquistar a reabilitação bucal.
Prótese dentária total removível
Conhecida como “dentadura”, esta prótese é indicada para as situações nas quais houve a perda de todos os dentes. Como o nome indica, ela é totalmente removível e é a réplica completa de uma arcada dentária. Por conta disso, é feita sob medida e apoiada sobre a gengiva.
Prótese fixa sobre implantes do tipo Protocolo
As próteses do tipo Protocolo, são próteses que visam substituir as famosas dentaduras, ondem dão estabilidade e conforto ao paciente. Uma prótese do tipo protocolo reestabelece por completo dentes e gengiva que ficam estáveis o tempo topo, sem aquele desconforto de movimentar ao falar ou se alimentar, além de não machucar a gengiva, por estar ancorado nos implantes dentários.
Prótese parcial removível
Conhecida como “ponte móvel”, tem a função de reabilitar a arcada do paciente que ainda possui uma quantidade razoável de dentes remanescentes, de modo a restaurar os dentes que faltam. Ela é fixada por uma estrutura metálica, que utiliza como apoio os dentes naturais e a gengiva.
Prótese dentária unitária fixa
Esta prótese é conhecida como “coroa dentária” e é indicada para quem precisa repor um ou mais dentes. É uma alternativa para casos de perdas ou destruição de um ou mais dentes por causa de cáries, tratamento de canal invasivos, sofrimento de alguma fratura ou nos quadros em que se apresentam algum desgaste significativo.
Prótese fixa sobre implantes do tipo Cerâmico
São próteses que substituem um ou mais dentes, diferentemente das próteses dentaria unitária fixa, ao invés de ser instalada sobre um dente, ela é instalada sobre um implante dentário. As lacunas deixadas por dentes perdidos geralmente geram um desconforto muito grande, além de gerar outros danos a nossa saúde, com implantes dentários conseguimos preencher esses espaços de forma estética e funcional.
Esses são alguns tipos de prótese utilizados, futuramente também iremos ter um post completinho sobre os IMPLANTES DENTÁRIOS e as PRÓTESES SOBRE IMPLANTES. Vale lembrar também que as queridinhas do momento, as Lentes de contato dental e Facetas, também são Próteses Dentárias e irão ganhar um post todinho para elas.
Ficou alguma dúvida sobre qual é o tratamento mais indicado para você? Entre em contato agora mesmo para agendar uma avaliação do seu sorriso com a Dra. Laíse Cunha!