Lâminas extrafinas, as lentes de contato dental estão cada vez mais populares e são as queridinhas entre os famosos. Atualmente, esse tipo de procedimento é o mais procurado por quem deseja um sorriso mais branquinho e simétrico. Mas, esse tratamento de reabilitação oral vai muito além, sendo indicado também para problemas bucais mais sérios.

O procedimento corrige pequenas imperfeições, melhorando o posicionamento, formato, volume, textura e cor dos dentes. Mas, como funciona esse procedimento? As lâminas possuem entre 0,2 e 0,3 milímetros de espessura e são inseridas no dente após a superfície externa sofrer um pequeno desgaste feito pelo profissional, para uma aderência perfeita das lentes.

A verdade é que, apesar de muito famoso, esse é um tratamento que ainda gera bastante dúvidas e inseguranças por parte das pessoas. O que, afinal, é verdade sobre a realização do procedimento? E o que é mentira? Confira os nossos esclarecimentos:

É indicado para quem tem dificuldades para comer.

Sim. Pois com as lentes o paciente acaba adquirindo uma maior harmonia oclusal, uma efetividade muscular na mastigação e portanto, sente mais conforto ao se alimentar.

Mesmo que em pequenas espessuras, as lentes de contato bucal são feitas em materiais de ótima qualidade e por isso, possuem grande resistência. Além da questão estética, oferece maior qualidade de vida, segurança e autoestima ao paciente.

As lentes de contato dental têm durabilidade de até 15 anos.

Sim, é verdade! Dependo do cuidado do paciente, da manutenção e higienização oral que ele dará para essa capa extrafina, sua durabilidade é entre 10 e 15 anos. Algumas chegam a 20 anos!

Esse é um procedimento muito caro porque é feito em porcelana.

É justamente pela sua alta durabilidade e resistência a manchas que as lentes são um investimento a longo prazo. Mas, para quem busca por melhor custo benefício, é possível fazer o procedimento também em material de resina. Claro, a principal diferença entre ambas é justamente a durabilidade.

As lentes podem ser retiradas posteriormente.

Mito. Esse é um procedimento definitivo, só podendo ser substituído, mas jamais ser removido por completo.

Todas as pessoas podem usar as lentes de contato dental.

Outro mito! Existe sim contraindicações para as lentes dental. Pacientes que tem bruxismo não controlado, não devem adquirir o procedimento. Quem tem dentes fracos ou com probabilidade de cair, também devem evitar.

Após a colocação, é preciso fazer manutenção periódica.

Verdade! Como qualquer procedimento odontológico, o dentista deve acompanhar a funcionabilidade de tempos em tempos com uma consulta física. O período será definido pelo profissional.

As lentes de contato dental ajudam em casos de dentes torto.

Mito! As lentes servem somente para pequenas correções no posicionamento dos dentes. Porém, elas não são capazes de promover a movimentação dentária. Esse e outros problemas bucais, que necessitem de maiores movimentações, já necessitam de outros tipos de tratamentos odontológicos para obterem melhores resultados.

Está em dúvida se o seu problema bucal pode ser tratado através das lentes dentais? Agende uma consulta agora mesmo com a Dr. Laíse Cunha e faça uma avaliação do seu sorriso. A dentista tem um pacote com diversas opções de tratamentos em reabilitação oral que com certeza poderão te atender!