Poucas coisas afetam tanto a autoestima de uma pessoa quanto a perda de um dente. Essa perda pode acabar gerando insegurança e constrangimento. Por ser fixo ao osso maxilar ou mandibular, o implante dentário oferece muito mais estabilidade, além de corrigir inúmeras falhas bucais.
A perda dentária pode ser ocasionada por uma batida bruta, pela má higienização, uma cárie ou ainda periodontite. Quando se perde um ou mais dentes e a suas raízes, é necessário a substituição de ambas as partes. Mas, o que é o implante dentário afinal?
É um procedimento que busca oferecer um suporte para a inserção de um novo dente substituto. O implante é uma peça de titânio fixada à maxila ou à mandíbula, bem rente à gengiva, servindo de apoio para a colocação desse dente.
Na hora de fazer um procedimento, muitas pessoas não sabem a diferença entre um implante dentário e uma prótese fixa. O implante dentário é a parte que fica dentro do osso, já a prótese é o que fica para fora, o dente em si. Com base nisso, existem diversas variedades no mercado, podendo atender até os casos mais específicos.
As necessidades de cada paciente vão sempre variar muito, afinal, cada um tem uma rotina e um histórico bucal. Por isso as consultas com um dentista de confiança são tão importantes, é o profissional que vai te orientar a seguir a opção mais viável para você.
O implante dentário proporciona inúmeros benefícios para o bem-estar do paciente. Como é um procedimento totalmente fixo, que pode atender danos em um, dois ou mais dentes, seu grande diferencial é justamente a estabilidade que ele passa para quem faz uso.
É possível sentir maior segurança especialmente durante a mastigação e também confiança social para sorrir, cantar e se comunicar. Algumas melhorias oportunizadas pelo implante dentário:
Esse é um procedimento considerado rápido e simples, porém deve ser realizado com responsabilidade, evitando complicações ao paciente. A anestesia é local, mas caso o paciente prefira, também pode ser realizada a sedação.
A fixação não é sentida, porém, depois da cirurgia é normal que o dentista solicite que o paciente tome analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e até mesmo faça repouso. Esse tempo pode variar de cinco dias até uma semana. Nesse período, prefira ingerir alimentos frios e não faça esforços físicos para evitar desconfortos e qualquer problema.
Mas, você sabia que nem todo mundo pode fazer um implante? Se você tem problemas cardíacos de alta gravidade, osteoporose, diabete não tratada ou está realizando quimioterapia, converse com o seu dentista, um profissional poderá te atentar sobre as contraindicações do implante dentário e te indicar outros possíveis tratamentos.
Marque uma consulta agora mesmo com a Dr. Laíse Cunha e faça uma avaliação do seu sorriso agora mesmo. Garanta mais confiança ao sorrir!
Lâminas extrafinas, as lentes de contato dental estão cada vez mais populares e são as…