A reabilitação oral estética corresponde a um conjunto de técnicas e tratamentos envolvendo diferentes áreas da odontologia, que têm como objetivo restaurar a saúde bucal e visual dos pacientes. Ela pode envolver desde processos de pequenas restaurações, até a inserção de próteses.
Essa abordagem tem sido bastante procurada devido a série de benefícios que ela proporciona. Além de promover uma recuperação da funcionalidade bucal, a reabilitação oral estética também melhora o visual dos dentes, contribuindo para a elevação da autoestima de qualquer pessoa.
Quais são as principais técnicas utilizadas na reabilitação oral estética?
A reabilitação oral estética engloba diferentes técnicas. E a escolha da técnica a ser usada no processo de reabilitação vai depender de cada caso. Entre os principais métodos utilizados estão:
CLAREAMENTO DENTAL
O clareamento dental, como próprio nome diz, tem por objetivo clarear e/ou corrigir a cor dos dentes. Isso é feito através da aplicação de substâncias químicas que reagem ao oxigênio.
Essa técnica é amplamente indicada para quem deseja fazer a reabilitação oral estética. Ela pode ser feita tanto sozinha, como em conjunto com outras técnicas, para melhorar ainda mais a estética dos dentes.
LENTES DE CONTATO DENTAL
As lentes de contato dental são próteses finas, feitas em porcelana. Elas têm como objetivo esconder pequenas imperfeições nos dentes, como cor amarelada, dentes espaçados ou diferenças de tamanho, por exemplo.
Esse tratamento se destaca por ter uma alta durabilidade e por ser resistente à mastigação.
COSMÉTICA DENTAL
Cosmética dental é um conjunto de técnicas não invasivas e de rápida execução que visam restaurar funções bucais como: mastigação, estética bucal, fonética entre outras.
Por ser mais rápida e não necessitar de intervenção cirúrgica, ela apresenta um custo benefício melhor. Sem contar que é ideal para quem tem uma rotina corrida.
Restauração estética em resina
Entre as técnicas utilizadas na cosmética dental, se destaca a restauração estética em resina. Essa técnica de restauração consiste no uso de resina para repor a estrutura do dente que foi lesionado, seja pelo desgaste natural dos dentes, ou por qualquer outro motivo que tenha levado ao comprometimento de sua estrutura.
PRÓTESE DENTÁRIA FIXA
Essa é uma alternativa voltada para repor dentes perdidos. O grande diferencial desse tipo de prótese dentária é que, uma vez fixada, ela fica totalmente presa, garantindo mais segurança ao paciente.
Ela pode ser feita em porcelana ou zircônia. Outro benefício dessa prótese é que cada peça é feita em uma tonalidade e tamanho específicos para o paciente. Dessa maneira, é possível trazer mais harmonia à estética bucal.
PRÓTESE TIPO PROTOCOLO
A prótese dentária protocolo é uma técnica que consiste na aplicação de uma prótese fixa sobre o implante dentário. Ela pode ser feita tanto nos dentes superiores como inferiores e visa melhorar a capacidade de mastigação do paciente.
Por conta disso, ela é amplamente utilizada por pessoas que tiveram perda de todos os seus dentes, como uma alternativa à dentadura.
Além de proporcionar uma mastigação mais eficiente, a prótese tipo protocolo também promove maior segurança e garante uma melhora da autoestima do paciente.
Estas são apenas algumas das possibilidades que a reabilitação oral estética pode realizar. Existem várias outras técnicas que podem tratar tanto o funcionamento, como a estética dos dentes, fazendo com que o paciente tenha uma melhora em sua autoestima e qualidade de vida.
Quer saber mais sobre o que a reabilitação oral estética pode fazer por você? Então aproveite e faça uma avaliação do seu sorriso com a Dra. Laíse Cunha! Entre em contato agora mesmo!